SISMA. SINDICATO ATUANTE A SERVIÇO DO SERVIDOR

31 de ago. de 2012

INDIGNAÇÃO

Há coisas que nos fogem a compreensão, principalmente quando se trata da administração municipal em Aracruz. Como já foi dito em publicação anterior, o problema com relação a refeição dos motoristas de ambulância estava encaminhado para uma solução definitiva; decisão esta acertada em reunião entre o Sisma e as secretarias de administração e saúde.  

Para nossa surpresa nos chega a notícia de que além de continuar não oferecendo a refeição aos motoristas da Secretaria de Saúde, os motoristas das demais secretarias teriam este benefício suspenso. Isso causou uma grande revolta na categoria e uma grande indignação entre os diretores do Sisma. Afinal, nos dá impressão de  que o que é acordado em reunião não vale nada. Providências já foram tomadas e levaremos esse assunto às últimas consequências.  

29 de ago. de 2012

INJUSTIÇA REPARADA


Causou grande tumulto no mês passando quando a administração municipal resolveu não pagar os quinze dias de recesso da categoria do Magistério. O número de reclamações que chegaram até nós foi muito grande o que fez com que entrássemos em contato com a Secretaria de Educação em busca de respostas para tal situação.

Depois de vários contatos, houve por parte da Semed a promessa de que no pagamento de mês de agosto o valor não pago seria devolvido. Promessa feita, promessa cumprida. Se todos os problemas que surgissem fossem resolvidos com tal rapidez, não teríamos problemas. Um outro assunto que abordaremos na próxima oportunidade refere-se ao corte indevido de ponto que está ocorrendo. Aguardem.  

28 de ago. de 2012

UMA BREVE HISTORIA DO SINDICALISMO NO BRASIL E A SUA CONSEQUENCIA NA VIDA DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS BRASILEIROS


Existem registros históricos que indicam a existência de confrarias com natureza administrativa e fins religiosos que são comumente confundidas com as corporações, que embora tenham surgido nas principais cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Olinda, também não devem ser confundidas com as corporações medievais.

 Seja como for, não se pode ignorar que a Constituição Imperial de 1824 em seu artigo 179 tenha abolido as corporações do ofício, simultaneamente à proclamação da liberdade de trabalho, facultando, portanto, ao trabalhador o direito de associação, o que posteriormente resultaria na organização dos sindicatos.

 Embora, no Império, o desenvolvimento industrial no Brasil ainda não fosse tão expressivo a ponto de criar um ambiente propício para o sindicalismo, pode-se pontuar a existência de algumas entidades como a Liga Operária (1870) e a União Operária (1880) que tinham como principal finalidade reunir e defender os trabalhadores que as compunham.

 No início do século XX foram criadas várias associações de classe, tais como, a União dos Operários Estivadores em 1903; a Sociedade União dos Foguistas, também em 1903; a União dos Operários em Fábrica de Tecidos em 1917, entre outras, que embora não possuíssem caráter sindical já demonstravam interesse quanto a significação social do sindicalismo e a importância dos movimentos operários.

Em janeiro de 1907, com a promulgação do Decreto n. 1637, facultou-se a todas as classes de trabalhadores a formação de sindicatos, inclusive para profissionais liberais. A edição deste decreto estimulou a criação e surgimento de vários sindicatos, sob diversas designações, todas com frágil poder de pressão, isto porque, foram muitas as dificuldades enfrentadas pelos primeiros líderes do movimento sindical brasileiro, vez que, eram perseguidos tanto pelo governo quanto pela classe de empregadores. Exatamente os grandes empresários eram os mais irascíveis no combate à organização de qualquer forma de associação, penalizando àqueles que corajosamente insistiam pela constituição de associações ou sindicatos.

 É neste quadro contrário que começa a se desenvolver em 1930 uma legislação trabalhista. Assim, em 1931 houve a promulgação do Decreto n. 19.770 de 19 de março, que pode ser considerada a primeira lei sindical brasileira.

Com essa organização a classe operária pode se livrar de um regime de escravidão que massacrava esses trabalhadores, a partir desse movimento, direitos sagrados dos trabalhadores foram conquistados, como salários dignos, benefícios e outros que integram ao salário.

Nessa linha de pensamento é que queremos demonstrar a real necessidade da organização sindical, mas com a consciência de que sindicalismo não é assistencialismo, ao ponto de pensar que o meu sindicato só me é útil se o mesmo me garantir um médico ou um dentista para me atender, um carro para me levar ao médico, à visitas a parentes ou festas, entre outras solicitações particulares.

Pensamos e fazemos da nossa organização sindical uma ferramenta importante que quer sempre mais e melhor para o nosso salário, para a nossa condição de trabalho e para o nosso dia-a-dia. Somos sim um sindicato e defendemos com orgulho os nossos direitos!!

MOTORISTAS

Em reunião entre o SISMA, SEMSA, SEGAB, SEMAD e Motoristas de Ambulância para discutir assuntos de interesse dessa categoria, ficou acordado que esta entidade enviará um ofício à SEMSA solicitando a possibilidade de contrato com restaurantes dos Distritos de Aracruz a fim de garantir a refeição desses Motoristas quando os mesmos se deslocarem da sede do município para trabalhar nos distritos. Esse passo já está sendo providenciado. 

Sobre a questão da manutenção das ambulâncias, esse assunto já foi resolvido e os veículos já começaram a ser enviados a empresa que fará tal serviço. Segundo a SEMSA, o atraso se deu por conta de burocracia na condução das documentações gerada na própria PMA e isso dificultou o início dos serviços pela fornecedora dos veículos Transit e Fiesta que servem a prefeitura. Quanto à situação das diárias que têm direito os servidores que se deslocam do município a fim de trabalho na capital ou em outros municípios, também ficou acordado que a SEMAD fará a regulamentação mais explícita do Artigo do Estatuto dos Servidores que prevê tal direito da categoria.

A situação do horário de repouso e alimentação, este previsto no Artigo 76 do referido Estatuto irá permanecer da forma que está, pois devido a particularidade dessa categoria não é possível garantir de forma integral esse direito, portanto, o mesmo continuará sendo compensado com a rubrica explícita no contracheque como hora refeição. Pudemos perceber por parte dos Secretários Rodolfo, Marcia e Ilza Fernandes o interesse em resolver essa situação e, assim que a mesma estiver de fato resolvida estaremos noticiando neste espaço o seu desfecho final.

SISMA - Sindicato dos Servidores Municipais de Aracruz.

ELEIÇÕES 2012


Já estamos em plena campanha eleitoral, mas não se percebe uma grande movimentação de candidatos pelas ruas de nossa cidade. Creio que esse quadro merece uma certa análise pois,afinal, estamos há pouco mais de um mês das eleições. Não sou analista político, apenas um eleitor que viu em eleições anteriores uma grande movimentação de candidatos quando estávamos “a essa altura do campeonato”.

Tenho a sensação de que as coisas estão sendo decididas em conversas ao pé do ouvido, tanto na eleição para prefeito quanto para vereador. A gente ouve comentários de pessoas pelas ruas, opiniões dos próprios candidatos de que para a majoritária as coisas estão mais ou menos encaminhadas(?). Porém, no que se refere às proporcionais as coisas mudam de figura. E muita gente disputando dezessete vagas. Então eu insisto em dizer que a coisa tá muito parada. Essa calmaria me preocupa. Será que estão deixando o vale tudo para os minutos finais?  

27 de ago. de 2012

MOTORISTAS


Parece que certos assuntos não se esgotam nunca na PMA. No que se refere aos motoristas, seja qual for o setor em que ele atue, sempre tem algo que fica pra trás ou a própria administração resolve desenterrar.

Estamos com um horário agendado com o secretário de administração para tentar resolver o impasse que foi criado com relação á refeição dos motoristas que se deslocam para o interior. Temos algumas colocações a fazer com relação ao assunto e achamos que a atitude que a administração vem tomando não está correta. Por enquanto, não vou detalhar o assunto, prefiro esperar a posição da PMA. Brevemente falaremos mais sobre o mesmo.  

24 de ago. de 2012

DESVIO DE FUNÇÃO


Gostaríamos de fazer apenas um registro do grande número de servidores efetivos que têm nos procurado para falar sobre o número exagerado de servidores da PMA que estão em desvio de função. Gostaríamos de dizer que o Sisma tem conhecimento da situação e há muito tempo vem se colocado contrário a mesma e a favor da realização de concursos para que essa situação acabe. Pretendemos continuar fazendo contato com a administração municipal para que este quadro mude. Sabemos também que a mudança desta situação depende de vontade política. 

22 de ago. de 2012

A VOCÊ, PEDAGOGO


Ser Pedagogo... Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora. É mais que isso. É ser responsável. Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade. Ser Pedagogo é ser valente, pois só ele sabe as dificuldades que tem em sua profissão. Ser Pedagogo é saber conhecer seus caminhos, suas metas para atingir seus objetivos. Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião. Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande nas mãos, talvez até mesmo o futuro. 

Nas mãos de um Pedagogo concentra- se a vida de futuros médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão. Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida. Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir. Pode ser ideologia pensar assim, mas o Pedagogo tem a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer. E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar. 


21 de ago. de 2012

CONCURSO PÚBLICO


A comissão que está responsável pela elaboração do edital para realização do concurso público na área da saúde está em vias de concluir os seus trabalhos. Há uma previsão que até o final deste mês de agosto esses trabalhos cheguem ao seu final. Portanto, se tudo correr nos conformes no início do próximo mês este edital já estará publicado na internet e as inscrições estarão abertas.  

Com a realização deste concurso a posse dos concursados fica para o próximo ano, em virtude das leis eleitorais. Esperamos que com a realização deste concurso muitos problemas que existem na secretaria de Saúde sejam resolvidos. Falo isso porque em uma secretaria do porte desta o número de efetivos não chega a sessenta servidores, os demais são contratados ou comissionados.

Vamos torcer para que este concurso transcorra com tranquilidade e deixamos claro que não temos nenhum questionamento a fazer quanto ao trabalho realizado pelos contratados ou comissionados só achamos que o concurso público é mais importante. 

20 de ago. de 2012

Ambulâncias da Prefeitura de Aracruz: veículo de socorro ou ferramenta para suicídio?!

O SISMA tem recebido várias denúncias por parte dos Motoristas de Ambulâncias do município por causa das condições de conservação das mesmas. Pneus carecas, troca de óleo vencida há mais de 10.000 km, falta de revisão, freios com problemas... É incrível como falta planejamento para manutenção desses e de outros veículos da prefeitura. Como prestar serviço de socorro aos necessitados com veículos nessas condições?

Apelamos para o bom senso do setor responsável, pois além de veículos de socorro essas ambulâncias tem de servir com segurança à quem as utilizam, principalmente aos seus condutores. Alertamos aos órgãos responsáveis que a responsabilidade é inteira da PMA caso algum acidente venha acontecer em virtude da falta de conservação desses veículos. Estamos falando de veículos novos, que custaram cerca de R$ 140.000,00 cada uma e não dar a devida manutenção a elas, deixando que se acabem, é o mesmo que jogar dinheiro público na lixeira.

O SISMA já cobrou providências da Secretaria de Saúde, mas parece que a coisa não está sendo levada a sério como deveria, haja vista que os problemas continuam e só se agravam. Vamos acordar povo, vocês estão colocando vidas em risco por falta de manutenção dessas ambulâncias!! Companheiros motoristas, parem esses veículos caso os mesmos não lhes ofereçam condições de dirigibilidade. Quem valoriza a sua vida é você mesmo e a sua família!

SISMA - Sindicato dos Servidores Municipais de Aracruz.

SERVIDOR DEVE VOTAR EM SERVIDOR


Em postagem anterior dissemos da intenção deste sindicato em divulgar o nome dos servidores públicos que sejam candidatos a vereador. Continuamos com esse mesmo propósito a despeito de comentários que possam surgir de candidatos que não pertençam a essa categoria.  

Portanto, estamos aqui reiterando a ideia de que se você é candidato e servidor, nos envie sua foto e as sua propostas que as divulgaremos com o maior prazer. Para aqueles que não são servidores e não concordam com a nossa ideia que tome as providências legais cabíveis.

A despeito de críticas que possa haver, voltamos a dizer que SERVIDOR DEVE VOTAR EM SERVIDOR!!

16 de ago. de 2012

MELHORES ESCOLAS DO ESTADO


O Ministério da Educação divulgou recentemente o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e Aracruz se mostrou presente com três escolas de 1º ao 5º ano classificas entre as dez primeiras. São elas: EMEF “Luiza Silvina Jardim Rebuzzi” na 6ª colocação, a EMEF “ Marechal Costa e Silva” na 6ª colocação e a EMEF “Samoel Costa” na 9ª colocação.

Esperamos que esses resultados sejam amplamente divulgados pela impressa local e que a Secretaria Municipal de Educação também faça esses resultados chegarem ao conhecimento de toda a comunidade escolar. Falamos isso pois quando algo de ruim ou errado acontece dentro das unidades escolares toda a sociedade toma providência e os pais são os primeiros a irem ao Ministério Público faz denúncias. Espero que agora eles também se mobilizem e, pelo menos, agradeçam aos professores, diretores e demais servidores das escolas  pelo excelente trabalho desenvolvido pela escola com os seus filhos. 

15 de ago. de 2012

DIA DOS SOLTEIROS


Neste dia em que comemora(?) o Dia dos Solteiros gostaria de dizer que se essa foi uma opção pessoal de vida, tudo bem; porém se não for o seu caso, tenho certeza que Deus está preparando alguém especial pra você. Enquanto isso não acontece, procure curtir a vida, sair com amigos, se divertir muito porque a vida é muito curta para vivê-la entre quatro paredes. Boa sorte e tudo de bom pra você. 

14 de ago. de 2012

REAJUSTE DE SUBSÍDIOS


Foi apresentado na sessão de ontem na Câmara de Vereadores os Projetos de Lei 153/2012, 154/2012 e 155/2012 que estabelecem, respectivamente, os subsídios dos secretários municipais, do prefeito e do vice-prefeito e dos vereadores. Vamos, ainda hoje, nos informar sobre os índices para esses reajustes e, em breve, estaremos informando sobre os mesmos. A Constituição Federal estabelece que ao final do mandato os vereadores votem o reajuste desses subsídios, porém gostaríamos de saber por que os vereadores insistem em votar matéria que não estejam em regime de urgência com parecer das comissões dado em plenário. Lembramos que neste caso os projetos foram apresentados em plenário ainda ontem. Bem, dessa forma não dá pra acreditar no discurso moralista usado pelos atuais vereadores.  

13 de ago. de 2012

SOLIDÁRIOS


Em tempo o Sisma, por meio de toda a sua diretoria e funcionários, se solidariza com o Deputado Marcelo Coelho e toda a sua família neste momento de dor causada pela perda irreparável de um filho. Que Deus dê forças e conforto espiritual para a família consiga superar esse momento. 

10 de ago. de 2012

AO PAPAI QUERIDO


Este homem que eu admiro tanto,
com todas as suas virtudes e também com seus limites.
Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento,
mostrando-me o caminho da vida.

Este mestre contador de histórias
traz em seu coração tantas memórias,
espalha no meu caminhar muitas esperanças,
certezas e confiança.

Este homem alegre e brincalhão,
mas, também, silencioso e pensativo,
homem de fé e grande luta,
sensível e generoso.

Um abraço aconchegante a me acolher,
este homem, meu pai, com quem aprendo a viver.
Pai, paizinho, paizão...
meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo:
infinito é teu coração.

Obrigado, pai, por orientar o meu caminho,
feito de lutas e incertezas
mas também de muitas esperanças e sonhos

Essa é uma singela homenagem da diretoria e dos funcionários do Sisma a você PAI servidor que não mede esforços para, na luta do dia-a-dia, dar o melhor para toda a sua família.

ACS e ASA


Com relação a equiparação salarial das ACS e ACE, ontem mantivemos contato com advogada da Secretaria de Saúde (Dtª. Renata) e a mesma nos informou que já está de posse do processo e dentro de alguns dias estará emitindo o seu parecer. Na oportunidade insistimos com a mesma sobre a importância de que esse parecer seja para breve e ela se comprometeu em priorizar o processo. Cabe a nós aguardar e torcer para que a questão jnos seja favorável. 

9 de ago. de 2012

CONCURSO DA SAÚDE


A PMA está apressando o passo para que o edital do concurso público da área da saúde fique pronto. A ideia é que antes do final do mandato do Dr. Ademar este concurso esteja homologado. Como é de conhecimento geral o concurso pode ser realizado este ano, mas a efetivação dos aprovados só poderá ocorrer no próximo ano. Então, fiquem atentos aqueles que querem fazer o concurso, pois brevemente as inscrições se iniciarão.

8 de ago. de 2012

NOVO CURSO


Atenção, servidores filiados, o Sisma abrirá em breve inscrições para um curso de montagem e manutenção de computadores. Aguardem que em breve daremos maiores detalhes e estaremos divulgando edital sobre o mesmo.  

7 de ago. de 2012

ACABOU O RECESSO; E DAI?


Ontem, (06/08) encerrou-se o período de recesso da Câmara dos Vereadores e os nobres vereadores retornaram as suas atividades. Pelo clima da sessão de ontem parece que os ânimos dos parlamentares continua o mesmo; pouca discussão, pouco debate, poucas ideias, enfim, nada de novo. A novidade mesmo ficou por conta de um telão que foi instalado no plenário para que, segundo palavras do presidente “a população acompanhe melhor os trabalhos dos vereadores.” Sinceramente, não vi necessidade alguma do referido telão. Com telão ou sem telão a postura dos vereadores é que precisa ser mudada. Plagiando um certo comercial de TV diríamos: “Não basta ser honesto, tem que participar, tem que debater.”

6 de ago. de 2012

OS EPIs


Gostaríamos de informar aos companheiros e companheiras que em breve estará circulando uma nova edição do informativo do Sisma e nele, entre outros assuntos, estaremos falando sobre o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Gostaríamos de chamar a sua atenção, servidor, desde já sobre a importância de se usar esses EPIs como forma de proteger a sua integridade física. Muitos questionamentos são feitos por parte dos servidores com relação ao incômodo, a falta de prática no uso e outros argumentos para não usar esses equipamentos.

Gostaríamos que esses argumentos ou qualquer outro que resulte na negativa de se usar os EPIs que os servidores passassem a pensar primeiramente em sua integridade física. Não se esqueçam que os EPIs existem para evitar danos físicos ou, na pior da hipóteses, amenizá-los. Outro ponto que deve ser levado em conta é: uma coisa é você se negar a usar os equipamentos a outra é a administração não te oferecer os tais equipamentos.

A nossa orientação é que se os equipamento existirem, use-os. Caso faltem os equipamentos, se recuse a desenvolver a atividade. Para maiores esclarecimentos nos procure.

3 de ago. de 2012

AO SERVIDOR CANDIDATO


Em publicação anterior dissemos da intenção deste sindicato em fazer a publicação do nome de candidatos às próximas eleições. Estamos aqui reiterando o pedido para que você, servidor público municipal, que é candidato a nos enviar uma foto e o seu número para que possamos fazer a divulgação de sua candidatura. Informamos, também, que faremos a divulgação de propostas de trabalho. Para tanto, basta que você nos envie o que foi pedido para este blog ou para o e-mail do Sisma (sisma.sind@terra.com.br). No mais, boa e que servidores votem em servidores.   

2 de ago. de 2012

OPERADOR DE MÁQUINAS


Tem chegado ao nosso conhecimento que alguns servidores que estão exercendo a atividade de operador de máquinas em desvio de função estariam recebendo a infame proposta de pedirem licença sem vencimento para participarem do processo seletivo que está em aberto na administração para operador de máquinas.

Gostaríamos de alertar aos companheiros para que não aceitem este tipo de proposta, pois o prejuízo para a sua vida funcional é certo  Gostaríamos de alertar às pessoas que estejam fazendo as tais propostas que isto pode ser considerado pressão psicológica e este tipo de atitude é passível de ação judicial. Pelo que entendemos as pessoas que estão fazendo as propostas estão garantindo que aqueles que aceitarem a tal proposta passarão no processo seletivo? Estranho, não acham?

Bem, o Sisma já está tomando as devidas providências no sentido de que este tipo de assédio para tapar buraco na administração não continue. Desde já alertamos: NÃO ACEITE ESSA PROPOSTA!!!

1 de ago. de 2012

ELEIÇÕES 2012 IV


Já estamos no dia 1º de agosto e parece que foi ontem que o ano começou. O tempo voa e as coisas acontecem com muita rapidez nessa nossa sociedade globalizada. Mas tem coisas em que temos que arrumar tempo para pensar antes de fazê-lo.

A campanha eleitoral já está nas ruas, os candidatos a prefeito e vereador já estão definidos e agora cabe a nós eleitores nos decidirmos. O Sisma, uma entidade de representação classista, tem a obrigação de alertar os seus associados e os servidores municipais de um modo geral a pensar bem nesse momento decisivo para o futuro de nosso município. Pode ter certeza que candidatos baterão a sua porta pedindo o seu voto. Pense bem antes de se decidir. Pense nas propostas apresentadas, no passado do candidato e, principalmente, nas promessas que ele tenha feito.

Nas próximas publicações falaremos mais sobre esse assunto no sentido de que você, servidor ou não, dê o seu voto com consciência.