SISMA. SINDICATO ATUANTE A SERVIÇO DO SERVIDOR

A História do SISMA

O SISMA - Sindicato dos Servidores Municipais de Aracruz é uma entidade sem fins lucrativos, que representa os servidores ativos, inativos, pensionistas, contratados e comissionados da Prefeitura de Aracruz, da Câmara Municipal, do SAAE e do Ipasma no sentido de melhorar as suas condições de vida e de trabalho. O Sisma está situado a Rua José Soeiro da Rosa Loureiro,148, bairro De Carli, próximo ao Posto Central, na cidade de Aracruz-ES,

A história do nosso sindicato começa quando em fevereiro de 1993 foi criada uma Comissão Provisória que organizou a primeira eleição do Sisma no dia 13 de outubro do mesmo ano. Esta comissão tinha como presidente o servidor Silvio Romero Loureiro Musso e como Secretário, o servidor Édio José Filho de Oliveira. Então, no dia 05 de novembro, a Comissão Provisória deu posse a diretoria eleita que tinha como presidente José Wilson Fraga Lyrio e como vice presidente Luiz Alberto Mantovani.

Assim se iniciariam as primeiras atividades deste sindicato. Desde então, o Sisma vem fazendo história no sentido de defender os interesses da categoria dos servidores municipais. Com isso, tornou-se um sindicato de referência não somente no que se refere ao número de filiados, mas também na luta incessante em prol dos servidores municipais.

Esta diretoria dirigiu o sindicato até 1996, quando no dia 4 de novembro houve uma nova eleição. Esta nova diretoria iniciou os seus trabalhos em 1º de janeiro de 1997 e tinha como presidente o servidor Neemias Mercier Loureiro.

Uma nova eleição aconteceu no dia 11 de novembro de 1999 e a chapa vencedora do pleito tomou posse no dia 30 de dezembro do mesmo ano com mandato previsto até 2002. A chapa vencedora era também presidida por José Wilson Fraga Lyrio e tinha como vice presidente a servidora Mara Terezinha B. da Costa Crevelin.

No dia 07 de novembro de 2002 uma nova eleição é realizada para escolha da diretoria que cuidará do nosso sindicato até 2006. No dia 27 de dezembro de 2002 a chapa vencedora toma posse numa solenidade realizada nas dependências do Shopping Ravena. Nesta oportunidade José Wilson Fraga Lyrio é reconduzido ao cargo de presidente, tendo desta vez a servidora Maria Segatto Dias como vice presidente.

Em novembro de 2006, foi eleita a atual diretoria que tomou posse no dia 29 de dezembro do mesmo ano para um mandato de quatro anos. Ela foi eleita tendo como presidente o servidor Jorge Antônio da Silva Nascimento e o servidor Jadilson Nunes Fraga como vice presidente.

Desde então, a nova diretoria tem feito o possível e o impossível para que este respeito e este reconhecimento aumentassem cada dia mais. O êxito neste intento fica evidente quando vemos o aumento no número de filiações. Outra coisa que tem merecido elogios por parte dos servidores é a abertura que a diretoria tem dado para que qualquer sindicalizado tenha acesso às contas e aos gastos efetuados pela diretoria. Isto se chama trabalhar com transparência e honestidade. Portanto, as portas do sindicato estão abertas e nada é feito sem que o servidor saiba o que esta sendo feito.

Outro destaque a ser feito é a sensibilidade dos membros da atual diretoria que perceberam que a gama de problemas enfrentados pelo servidor em Aracruz é o mesmo em outros municípios e até mesmo em outros estados. Por isto, contatos constantes têm sido mantidos com outros sindicatos do estado e do Brasil no sentido de se trocar experiências e informações para que os sindicatos falem uma mesma língua no que se refere à defesa dos direitos dos servidores. A diretoria do Sisma tem participado de eventos em nível estadual e nacional promovidos pela Federação e pela Confederação a qual é filiado na busca de respostas ou alternativas de soluções de muitos dos nossos problemas. Vale a pena ressaltar que as participações do Sisma têm sido muito elogiadas pelo posicionamento firme na defesa incondicional dos ideais de um sindicato livre e independente.