SISMA. SINDICATO ATUANTE A SERVIÇO DO SERVIDOR

31 de mai. de 2011

PMA NÃO FORNECE DESJEJUM A SERVIDORES QUE TRABALHAM NAS ESCOLAS


Estudos médicos comprovam que alimentar-se logo pela manhã reduz o índice de doenças estomacais e melhora o nível de estresse no ambiente de trabalho. Segundo o médico e professor de gastrenterologia da Universidade de São Paulo, Dr. Dan Waitzberg ficar sem alimentar após o período de descanso noturno, causa irritabilidade e baixa produção nos compromissos assumidos logo pela manhã. (fonte: alimentação.terra.com.br).

O Sisma esteve visitando alguns postos de trabalho na sede e no interior e diante das muitas reclamações apuradas junto aos servidores, uma tem alcançado certa unanimidade, pois vários companheiros reclamam da falta da alimentação matinal, sendo que muitos acordam cedo para trabalhar e muitas vezes não dá tempo para tomar o seu café da manhã. Pesa também o fato de que nem todos têm a mesma disponibilidade financeira para todos os dias terem um desjejum digno para em seguida poder ir trabalhar.

Em algumas escolas ouvimos de servidores que até o café tomado no local de trabalho tem que ser comprado pelos companheiros que saem de suas casas às 5 horas da manhã para trabalhar. Sabemos que a merenda escolar e os demais alimentos como pães, frutas e outros que são servidos aos alunos não podem ser consumidos pelos companheiros nas escolas, mas um município que está entre os mais ricos do Espírito Santo não pode oferecer um tratamento humano aos seus servidores? Sabemos que muitos companheiros tomam o café da manhã com pão e leite em outros setores da PMA, então por que esse tratamento diferenciado? Esperamos providências por parte da administração municipal no sentido de solucionar esse problema, principalmente por termos um prefeito que é médico e conhecedor das doenças relacionadas à problemas estomacais.

Outro fato que nos chama atenção é o desperdício de alimento, pois esses companheiros denunciam que em muitas escolas sobram pães, frutas e refeições servidos na merenda escolar que vão para o lixo já que não podem ser servidos aos demais funcionários. Vivemos numa época de escassez de alimentos, onde muitos moradores de comunidades carentes vivem com apenas uma refeição por dia. Portanto, fica aqui nossa indignação e lembramos aos nossos administradores municipais que algo tem de ser feito para resolvermos essa situação.

SISMA - Sindicato dos Servidores Municipais de Aracruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário